EQUADOR E GALÁPAGOS

GUAYAQUIL, CUENCA, RIOBAMBA, AVENIDA DOS VULCÕES, QUITO, IMBABURA, OTAVALO, MITAD DEL MUNDO + ILHAS GALÁPAGOS

10 dias

 

ROTEIRO

1º dia, 09.11, quinta – PORTO ALEGRE/LIMA/GUAYAQUIL – Apresentação no aeroporto de Porto Alegre até 02h30 antes do embarque para voo a Guayaquil com conexão em Lima. Receptivo no Aeroporto José Joaquin de Almedo. Traslado ao hotel e City Tour pela cidade. Ela é conhecida como a “Pérola do Pacífico”. Foi criada na metade do século XVI como defesa contra os ataques piratas. Pouco tempo depois se destacou como porto de carga e polo comercial do país.

2º dia, 10.11, sexta – GUAYAQUIL/CUENCA – Após o café da manhã saída Cuenca, subindo pela Cordilheira dos Andes e cruzando pelo Parque Nacional de Cajas. À tarde efetuarmos um city tour pela cidade colonial, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Possui uma com atmosfera receptiva e tranqüila. É famosa por seu centro histórico e pelos chapéus do Panamá produzidos em suas fábricas. Entre as muitas igrejas está a catedral da Imaculada Conceição. Já a Catedral Nova é uma das mais bonitas e se harmoniza com os outros prédios históricos do Parque Calderón, a principal praça da cidade. Instalação em hotel no final da tarde.

3º dia, 11.11, sábado – CUENCA/RIOBAMBA – Após o café da manhã, saída para Riombamba. Em trânsito visitaremos as ruínas incas de Ingapirca, parte da história pré-colombiana do Equador. Ela é considerada o mais bem conservado sítio arqueológico do país. Com rochas cortadas em forma de trapézio se assemelha em parte como às ruínas de Machu Picchu e está situada no ponto final da Trilha Inca do Equador. Em Riobamba, tempo para conhecer esta típica cidade Andina. Instalação em hotel.

4º dia, 12.11, domingo – RIOBAMBA/AVENIDA DOS VULCÕES/QUITO – Após o café da manhã continuamos pela Panamericana para percorrer a Avenida dos Vulcões, onde estão alinhados dezenas deles, sendo a maioria em atividade.O principal, Cotopaxi está a quase 6000 m de altitude e empresta o nome ao Parque Nacional. É um dos mais altos e ativos do mundo. Desde 1738 já ocorreram mais de 50 erupções neste vulcão. Em volta dele encontram-se numerosos vales e o vulcão Rumiñahui que faz parte do complexo. Observam-se no entorno fluxos de lava e depósitos de cinzas vestígios das erupções mais recentes. Prevista uma caminhada de leve a moderada pela Lagoa de Lipiopungo. Almolço previsto no interior do parque (incluso). Após, saída para Quito com chegada no final da tarde.

5º dia, 13.11, segunda – QUITO/IMBABURA/OTAVALO/QUITO – Tour de dia inteiro à região de Imbabura, primeira região tombada como Geoparque pela UNESCO no Equador.  Visita a Cuicocha localizada na reserva de Cotacachi-Cayapas. O principal vulcão, o Cotacachi está extinto e possui uma altura de cerca de 3.000 m. Ele é o pano de fundo do cenário. O secundário, Cuicocha, tem uma caldeira e no seu interior está uma lagoa com águas azuis. No centro dela temos duas ilhotas. Observam-se borbulhas de água que decorrem das emissões de gases que mostram a atividade vulcânica. Na cidade de Otavalo se encontra a feira indígena, considerada a maior da América Latina. A cidade é chamada de “Jóia Cultural”. Tem beleza colonial e uma população que se em trajes típicos. O mercado de rua é intenso e acontece principalmente na Plaza de los Ponchos.  Nas compras é muito bom pechinchar. Retorno a Quito no final da tarde.

6º dia, 14.11, terça – QUITO/MITAD DEL MUNDO – City tour em Quito, primeira cidade a ser tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade na América Latina, em 1978. Saindo da Quito Moderna com visita panorâmica da parte moderna e Centro Histórico onde estão construções erguidas a partir do século XVI. A maior parte do trajeto é feito a pé. Nesta parte central da cidade está expresso com força o que é a América Latina. Há uma grande quantidade de igrejas: da Companhia de Jesus, a Catedral Metropolitan, a Basílica do Voto Nacional e a igreja de São Francisco. Duas praças são destaque, a da Independência com o Monumento à Independência e o Palácio do Governo e a Praça Grande. Com arquitetura colonial é interessante a viela chamada de “La Ronda” com muitos restaurantes e uma gastronomia farta. Como pano de fundo observa-se uma peculiar elevação, “El Panecillo”, em forma de pãozinho, que homenageia a Virgem de Quito em estátua.

Nos arredores de Quito fica a Cidade da Metade do Mundo. Uma alameda com bustos homenageia toda a equipe francesa que aqui determinou a Linha do Equador, dividindo o planeta em Norte e Sul. Oportunidade para colocar um pé em cada hemisfério, tendo ao fundo um grandioso monumento que abriga um museu. Próximo daí está O Museu Intiñan onde supostamente fica a verdadeira linha do Equador. Ele nos mostra, de maneira bastante interativa, simulações de experiências que ocorrem de forma diferente em cada hemisfério, como a água escoando pelo ralo no sentido horário (no Sul) ou anti-horário (no Norte). Equilibrar um ovo sobre um prego exatamente sobre a suposta Linha do Equador e tirar muitas fotos com um pé em cada lado do mundo. Retorno a Quito no final da Tarde.

7º dia, 15.11, quarta – QUITO/GALÁPAGOS/PUERTO AYORA – No momento oportuno traslado ao aeroporto de Quito para voo a Galápagos. Bem-vindo ao aeroporto Ecológico de Galápagos na Ilha de Baltra de construção sustentável dando uma maior qualidade ambiental com mínima dependência energética e contando com estratégias bioclimáticas para o condicionamento natural com a utilização de energias renováveis. Trâmites aduaneiros e pagamento de taxa única de permanência no Parque.  Você está no Parque Nacional de Galápagos, “Tierra de Darwin”. As ilhas são tombadas como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1978 e situam-se no Oceano Pacífico, a cerca de 1000 km da costa equatoriana. As muitas ilhas e ilhotes são considerados “museu vivo e único da evolução das espécies”. Traslado através dos ônibus “Lobito”, padronizado a todos os passageiros, até o Canal de Itabaca e travessia em balsa até a Ilha de Santa Cruz. Em veículo turístico e em trânsito à cidade de Puerto Ayora, visita à uma estância de tartarugas gigantes terrestres que vivem em ambiente natural, e túneis de lava, testemunho de um passado geológico bastante vulcânico e Estação Científica Charles Darwin, local de pesquisas, de centro de preservação com várias espécies de tartarugas de diferentes ilhas, de herbário com coleção de vegetais do arquipélago. Instalação em hotel.

8º dia, 16.11, quinta – ILHA DE SANTA CRUZ/ILHA DE ISABELA – No primeiro horário da manhã saída em lancha rápida (ferry) para conhecermos a Ilha Isabela. Receptivo no trapiche e traslado ao hotel. À tarde visita ao Centro de Interpretação com criação de várias espécies de tartarugas. No caminho por passarelas e túneis de vegetação poderemos ter uma amostra bem interessante das espécies da ilha.

9º dia, 17.11, sexta – ILHA DE ISABELA/ILHA DE SANTA CRUZ – Na primeira hora da manhã, tour ao Vulcão Sierra Negra. Ele possui uma das maiores caldeiras vulcânicas do mundo. A caminhada é de aproximadamente 16 km passando pela borda da caldeira. O Sierra Negra é um dos vulcões mais ativos das Galápagos. O Trekking é conjugado com o Vulcão Chico e parte do trajeto pode ser feito a cavalo (valor adicional não incluso). Do alto do Chico, anexo ao Sierra Negra, se avista boa parte de Isabela e de outras ilhas do arquipélago entre elas a Fernandina. Será servida uma refeição tipo box lunch e retorno diretamente ao embarcadouro para viagem de retorno que terá início às 15h. Para os que não são amantes das caminhadas este passeio pode ser trocado por um tour de navegação com visita a uma parte vulcânica da ilha com caminhada leve.

10º dia, 18.11, sábado – GALÁPAGOS/ILHA DE SANTA CRUZ – Pela manhã, tour de navegação pela Ilha de Santa Cruz com parada e descida para conhecer a parte da ilha, principalmente a fauna. Tarde livre. Sugerimos um trekking de 1200 metros para ida e 1200 para a volta à praia de Tortuga Bay com interessante trecho de floresta de cactos. Trilha sem muita dificuldade por uma calçada no meio da vegetação até se chegar à praia. Retorno no final da tarde. Oportunidade para banho de mar.

Este passeio poderá ser trocado pelo tour à ilha de Bartolomé e terá valor adicional e a necessidade de reserva com muita antecedência. Nos serviços estão o almoço e o snorkeling com equipamento (o mergulho não é obrigatório).

11º dia,19.11, domingo – GALÁPAGOS/QUITO/LIMA/PORTO ALEGRE OU GUAYAQUIL – No momento oportuno, traslado ao aeroporto de Baltra para voo a Quito ou Guayaquil e conexões.

12º dia, 20.11, segunda – PORTO ALEGRE – Chegada no início da manhã.

  • Local
  • America Central
  • Ida
  • 09/11/2023
  • Volta
  • 20/11/2023
  • SERVIÇOS

    Serviços inclusos: 1) transfer in em Guayaquil e in/out em Quito; 2) transfer in/out em Santa Cruz (Hotel/Canal Itababa + lancha + ônibus Lobito); 3) tour à Ilha de Isabela, 2 dias/1 noite com visita ao Centro de Interpretação e Vulcão Sierra Negra ou tour de baía; 4) tours em Imbabura/Otavo e Quito com Linha do Equador; 5) Tour de baía em Santa Cruz; 6)  visita à estância das tartarugas gigantes e visita a Estação Científica Charles Darwin; 7) tour Avenida dos Vulcões; 8) visita a Ingapirca sem entrada); 7) visita ao Parque Nacional de Cotopaxi com almoço; 9) 10 diárias de hotel, categoria turística com café da manhã; 10) transporte terrestre privado na parte continental com guia/motorista.

     Não inclusos: 1) seguro viagem; 2) ingressos em áreas de preservação do arquipélago e continente, monumentos históricos assim como igrejas e museus; 3) refeições nos passeios exceto as informadas como inclusas; 4) quaisquer outros serviços não citados no roteiro; 5) taxas de balsa ou táxi para os tours (normalmente USD 1,00 para cada trecho a serem pagos localmente).

    Observações: 1) no ato do embarque no aeroporto de Quito será necessário pagar a taxa Ingala que permite ingressar no Parque Nacional de Galápagos. Prever USD 20,00; 2) A taxa do Parque Nacional de Galápagos é paga no momento da chegada no destino. Ela tem valores diferenciados para turistas nacionais, Mercosul e Pacto Andino e demais estrangeiros. Para brasileiros prever USD 50,00; 3) Taxa de Puerto Villamil, na Ilha Isabela  (USD 10,00); 4) para brasileiros faz-se necessário a apresentação de passaporte com validade de 6 meses ou Carteira de Identidade Civil (RG) em boas condições e prazo de validade, vacina da febre amarela e seguro viagem; 5) os valores de entradas e taxas na parte continental são no valor aproximado de USD 50,00.

     HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES: 1) Guayaquil: Palace (https://www.hotelpalaceguayaquil.com.ec);  2) Cuenca: Carvallo; 3) Riobamba: El Molino (http://hotelelmolino.com.ec);  Quito: Inkala (https://www.ikalaquitohotel.com) ; 4) Galápagos: Ninfa (https://hotelninfa.com.ec).

     Plano de voos:

    – LA 2423 – 09.11 – POA/LIM – 07:20/10:45 + LA 1436 09.11- LIM/GYE – 12:00/14:05

    – LA 1411 – 15.11 – UIO/GPS – 09:18 – 12:00

    – LA 1410 – 19.11 – GPS/UIO -13:35/17:49  + LA 2431 – UIO/LIM – 20:20/22:35 +  LA 2422 – LIM/POA – 23:50/06:15  + 1

     

    By Galatur

VALORES

Preço em condições de pagamento (em dólares americanos e por pessoa):

CONDIÇÕES APTO TRIPLO APTO DUPLO APTO SGL
À Vista 2.808,00 2.844,00 3.600,00
3 X cheque pré 936,00 948,00 1.200,00
1 + 7 Vezes 373,00 378,00 479,00
1 + 4 Vezes 591,00 599,00 756,00
Taxas 160,00 160,00 160,00
Adicional tour Bartolomé* 265,00 265,00 265,00
Data da tabela: 28.02.23 – sujeita à alteração sem aviso prévio.

*por ser um passeio com lugares muito limitados faz-se necessário consulta prévia de disponibilidade. Em se confirmando o pagamento deve ser imediato. Este tour navegável em iates de 16 lugares inclui o almoço.

 

Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso, consulte disponibilidade.

Kanarô pelo mundo